Reflexões

PROFISSÕES! E AGORA?

Tudo sobre a profissão de... Venha descobrir?

Por Any_Cullen., Equipe do Diário - Postado em 09/05/2023


Boa noite, meu povo! Chegou mais uma notícia da Coluna Reflexões, a mais bombástica do Brasil. Espero que aproveitem bastante o conteúdo e espero que gostem. Então, meu povo, essa profissão, apesar de não parecer importante para algumas pessoas em geral, vou lhes contar que tem muita relevância. Sem ela, não seria possível descobrir algumas coisas que sabemos hoje em dia. Esses profissionais trabalharam muito para descobrir muitas coisas sobre nosso querido planeta Terra. Ficaram curiosos? Então, fiquem mais um pouco. Hoje irei falar sobre a profissão de geólogo. A seguir, a explicação:

 

O que faz um Geólogo?

O geólogo é o profissional que analisa e estuda a composição terrestre. Em outras palavras, o especialista da área realiza exames relacionados, majoritariamente, à camada litosférica da Terra, compreendendo os diferentes tipos de solo, rochas, minerais e características intrínsecas à superfície. Por meio da análise do profissional, outros setores podem ser favorecidos, como mineração, petróleo, hidrografia e até mesmo engenharia. O termo "geologia" resulta da junção das palavras gregas: geo (terra) e logia (razão), referindo-se ao campo de estudos do profissional.

 

Como atua um Geólogo? 

Assim como destacado anteriormente, o geólogo desenvolve estudos referentes à análise da superfície terrestre, classificação de rochas e solos, além de realizar exames químicos e físicos de materiais. Por esse motivo, as principais atividades desempenhadas pelo profissional incluem: por se tratar de uma profissão versátil, o trabalho do profissional pode demandar um número grande de viagens para diversas regiões do país, embora a área da pesquisa permita uma maior estabilidade geográfica. 

 

Onde atua um Geólogo?

A atuação do geólogo é demandada em atividades de extração de petróleo e gás natural, mineração, serviços de engenharia, cartografia, pesquisas ambientais, entre outras possibilidades relacionadas. Devido à variedade de áreas presentes no setor, as possibilidades de atuação são vastas. Confira as principais alternativas:

  • Geofísica: Nesse campo de estudos, o profissional analisa o impacto dos fenômenos físicos que incidem sobre a Terra, como a radioatividade, gravidade, calor, eletricidade, magnetismo e demais ondas resultantes dos processos mencionados.

 

  • Geotecnia: A Engenharia Civil e a Geologia interagem entre si para a obtenção de resultados concretos na área da Geotecnia. Em suma, o geólogo analisa solos e verifica a possibilidade de construção de túneis, rodovias, prédios, barragens e demais obras da construção civil.

 

  • Hidrogeologia: Assim como o nome sugere, a Hidrogeologia é a área responsável por analisar a presença de água subterrânea, bem como sua qualidade e volume, tendo em vista a obtenção de novas fontes de recursos hídricos.

 

  • Paleontologia: Além das possibilidades já mencionadas, o geólogo pode auxiliar na construção da história terrestre, analisando fósseis e explorando as diferentes formas de vida que existiam no passado, o que acontece na área da Paleontologia.

 

  • Petróleo e mineração: A área de petróleo e mineração são os principais setores responsáveis pela contratação de geólogos. Nesse cenário, o profissional desempenha ações e emite laudos científicos que respaldem a extração de petróleo em determinada região geográfica.


Acharam interessante? Para se tornar um profissional dessa área, basta realizar uma graduação em qualquer instituição de ensino superior e fazer parte dessa profissão incrível que é ser geólogo. Descobrir coisas para adquirir mais conhecimento é muito bom, e ainda é possível escolher qual das especificações você deseja trabalhar, pois é uma área ampla. Comentem aí com a gente se já conheciam a profissão ou se tinham interesse em saber mais... até a próxima!


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.