Dia nacional surdo/mudo, sua consciência e nosso dever também.
26/9 – Dia Nacional dos Surdos/Dia Internacional da Linguagem de Sinais/Semana Internacional dos Surdos
Por Ex.BR_Will, Equipe do Diário - Postado em 26/09/2023
Olá leitor, o Diário Habbo trás hoje para você, algo que pode auxiliar em sua conscientização sobre o assunto., Espero que esteja bem, hoje venho contar um pouquinho sobre uma data específica, uma fundação específica, e assunto muito importante sobre conscientização, bem vamos lá.
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Teve início a luta pela educação dos surdos, na qual ficou marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos
O Dia Nacional do Surdo é importante para divulgar o tema. Foi oficializado em 2008 e hoje, em 2022, percebemos vários grupos, até no futebol, discutindo questões de acessibilidade. Há empresas, por exemplo, que já fizeram propaganda divulgando a língua de sinais, Libras.
Libras significa Língua Brasileira de Sinais.
Ela visa promover a acessibilidade comunicacional para pessoa com deficiência auditiva e foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei 10.436/2002
A Libras é uma das principais línguas de sinais do mundo, sendo usada por quase 3 milhões de pessoas!
Se você leu esse texto até aqui, que tal aprender a Língua Brasileira de Sinais e fazer sua parte por uma sociedade mais inclusiva? No Ensino.
Bom, aqui acho que consegui explicar um pouco como nós foi dado a data em celebração, e conhecer um pouco sua origem. Devemos ter orgulho de atos como este e incentivar esse forma de linguagem ao nossos futuros discentes.
Pois inclusão social e sim um assunto sério e deveria ser tratado diariamente em colégios e universidades pelo nosso Brasil.
Leia também:
Compartilhe esta notícia!