Reflexões

Relexões: Abril Azul - mês da Conscientização do Autismo

Vamos saber mais sobre esta doença? Segue aí!!

Por Escobar46, Equipe do Diário - Postado em 26/04/2023

Abril Azul

Mês de Conscientização do Autismo.

Fala galerinha, tudo bom com vocês? Saudades da nossa coluna de reflexão?

Hoje o pessoal do DECOM vem conscientizar-vos e informar-vos, sobre o abril Azul.

Já ouviu falar desta data?

Se você já ouviu falar, sabe a sua importância, se você não sabe, cá estamos hoje para te ajudar a entender melhor.

Vamos?

 

A ONU escolheu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo para dar visibilidade ao tema, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido. Assim, criou-se também a campanha Abril Azul para que o mês inteiro seja marcado por diversas ações voltadas para o autismo. A data foi aprovada durante a Assembleia Geral da ONU, em janeiro de 2008, ano em que entrou em vigor a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é um dos signatários. O objetivo é promover e proteger com igualdade, todos os direitos e liberdades fundamentais a todas as pessoas com deficiência, e respeitar sua dignidade.

Por que a cor azul? Porque o autismo atinge muito mais os meninos do que as meninas, fato que a ciência ainda não consegue explicar.


O autismo é um transtorno do neuro desenvolvimento e, ao contrário de pessoas com outras síndromes, o autista não possui características que podem ser identificadas pelo olhar. Por isso, o autismo é considerado uma deficiência invisível, e é comum autistas com baixa necessidade de suporte ouvirem a expressão: “nem parece autista”.

A frase é capacitista e equivocada justamente porque, além de não existirem características físicas que ajudam a identificar o autista, o autismo é um espectro, quando falamos em espectro, queremos dizer que nenhum autista é igual ao outro e que cada um vai representar a diversidade do transtorno de forma única.

Ninguém “parece autista”. Apenas é.


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.