Reflexões

REFLEXÕES: FEVEREIRO ROXO, o mês de conscientização sobre as doenças;

(Lúpus, fibromialgia e mal de aizheimer.)

Por jennifers871, Equipe do Diário - Postado em 17/02/2023

FEVEREIRO ROXO

Mês de conscientização sobre as doenças: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer.

Fala pessoal, como é que vocês estão? Saudades das nossas colunas de reflexão?

Hoje nós do DECOM estamos aqui pensando em conscientizar e informar para todos vocês esse assunto tão necessário que é o Fevereiro Roxo.

Você já ouviu falar de alguma das doenças que fazem parte da gama de patologias pontuadas nesse mês?

São elas: lúpus, fibromialgia e o mal de Alzheimer. 

Se você já ouviu falar, sabe a importância de entender o mínimo sobre cada uma delas e se você não sabe, cá estamos hoje para te ajudar a entender melhor.

Bora lá?

 

A campanha realizada pelo Fevereiro Roxo veio para evidenciar a importância e necessidade de compreender e claro, conhecer os sinais de cada uma para que assim, busque ajuda para um possível diagnóstico precoce. As três doenças são diferentes mas com pontos em comum que são a forma como se tornam crônicas em pouco tempo além serem doenças incuráveis (daí a necessidade de saber o mínimo para identificar cedo e previnir o máximo). Pensando nisso, nós da DECOM separamos algumas informações que acreditamos serem de maior relevância em cada caso.

 


LÚPUS: ela é uma doença inflamatória autoimune (quando o sistema imunológico ataca órgãos saudáveis do corpo ao invés do local acometido pela doença por engano), que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e até mesmo cérebro. Ela pode surgir por problemas hormonais, infecciosos, genéticos ou ambientais. Existem 4 tipos de lúpus: Lúpus discoide, induzida por drogas, sistêmico, neonatal.

Sinais e sintomas: os sintomas variam , mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Dores musculares, dor no peito, sensação de boca seca ou úlceras labiais, manchas e erupções vermelhas na pele, sensação de olho seco, entre outras.

Prevenção: hábitos saudáveis, alimentação saudável, evite exposição ao sol, consulte um médico regularmente.

 


FIBROMIALGIA: é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada potencialmente incapacitante e crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Não há uma causa definida.

Sinais e sintomas: dor no corpo todo, sono não reparador, fadiga extrema, depressão, alteração de humor, alteração de memória, sensibilidade ocular.

Prevenção: não há como prevenir, porém existem estudos que indicam que pessoas que praticam exercícios físicos e cuidam da saúde mental tem um menor índice de diagnóstico, e quando diagnosticadas possuem um grau leve de sintomas.

 


MAL DE ALZHEIMER: doença mental que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Ela não tem causa definida mas é dividia em estágios, onde torna o tratamento mais eficiente quando descoberto precocemente.

Sinais e sintomas: falta de memória para acontecimentos recentes, repetição da mesma pergunta várias vezes, dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos, incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas, dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos, dificuldade para encontrar palavras que exprimam idéias ou sentimentos pessoais, irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

Prevenção: não há nada elucidado, porém estudiosos apontam que obter uma rotina com funções de raciocínio é essencial para trabalhar as funções básicas do cérebro e não deixa-las parar.

 

 


Jornalista:

Aluna da EsPCEx jennifers871


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.