Reflexões

PROFISSÕES! E AGORA? Fisioterapia

"Né" aquela que faz massagem?

Por Mariah.Tusa, Equipe do Diário - Postado em 11/02/2023

Fala meus amores como é que “cês tão”? Estão prontos para mais uma sessão norteadora de conhecimento sobre mais uma profissão desse nosso mundão? Então bora lá! Pensando que, anteontem dia 10 de fevereiro, foi o dia nacional do atleta profissional; e que estamos em clima de copa no Habbo, a profissão escolhida hoje é a Fisioterapia… “mas porquê não sobre atletas?”, calma que você já vai entender como a fisioterapia é essencial na vida de um atleta… Antes de entrar na prática em si, bora contextualizar e entender um pouco sobre como surgiu essa profissão “phoda”? Que diga-se de passagem, é onde eu trabalho (sim eu tô puxando sardinha pra minha própria profissão).

Fisioterapia é uma área da ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas-funcionais (disfunções motoras) de órgãos e sistemas. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Ou seja, se engana quem pensa que a fisioterapia é apenas massagem, “choquinho” e reabilitação. Ela é uma área da saúde atuante desde 1919, e sua prática busca desde previnir problemas e disfunções do movimento funcional do ser humano, até prepara-lo para o retorno a sociedade após um grande trauma. Dentro da fisioterapia temos inúmeras possibilidades de trabalho, são elas as principais: fisioterapia traumato-ortopédica; fisioterapia hospitalar; fisioterapia cardiorrespiratória (muito reconhecida hoje por sua importância na COVID-19); fisioterapia neurológica; fisioterapia vestibular; fisioterapia dermatofuncional; fisioterapia aquática; fisioterapia do trabalho (que é diferente da atuação do Terapeuta Ocupacional); fisioterapia em pediatria e gerontologia; por fim, fisioterapia esportiva (Voilá). Deu pra ver que área de atuação não falta, e cada uma delas tem a sua importância, porém não vamos nos aprofundar. Hoje iremos focar apenas no nosso tema, que é como a fisioterapia atua e qual sua importância na vida do atleta e aquele que pratica esporte?

Vocês sabiam que os profissionais fisioterapeutas são peças chave para a saúde e pleno desenvolvimento de atletas? E não apenas na hora que ele sofre uma lesão, viu? Até mesmo antes, para previnir que essa uma lesão ocorra o fisioterapeuta está presente. Todos os maiores times esportivos contam com sua equipe de fisioterapeutas, pois, apenas o fisioterapeuta devidamente capacitado é autorizado a aplicar e realizar as técnicas fisioterapêuticas, que cá entre nós, vai muito além de colocar 20 minutos de gelo no joelho… existem padrões, protocolos e muita coisa por trás! Logo, para ser um atleta de alto rendimento você precisa levar a sério o tratamento em conjunto da sua equipe de médicos, educadores físicos e principalmente de seu fisioterapeuta! Ele estuda cada articulação e sistema do corpo humano para promover um bom atendimento para o grande e pequeno jogador. Ele é um profissional de primeiro contato e você não precisa ter sofrido um acidente pra buscar a ajuda de um fisioterapeuta! Nós temos áreas como a osteopatia e a quiropraxia que estão ali para o bem estar e também relaxamento do público alvo, uma vez que são áreas que possuem técnicas para melhorar sua postura, e sua dor nas costas por exemplo!


Achou interessante? Para se tornar um profissional da fisioterapia basta você realizar uma graduação em qualquer instituição de ensino superior capacitada, após isso com o diploma em mãos você irá se inscrever no CREFITO de sua região, obtendo assim a Identidade do Fisioterapeuta, podendo enfim atuar na área e também se especializar. Comenta aí com a gente se já conhecia a profissão ou se tinha interesse em saber mais... até a próxima


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.