Reflexões

PROFISSÕES? E AGORA? MILITAR!

A segurança da nação.

Por Getuli0_Vargas, Equipe do Diário - Postado em 06/03/2021

Nota de Esclarecimento do Ministério da Defesa em relação a matéria do  jornal O Globo - DEFESA TV

 

O meio militar abrange diversas áreas, desde a parte do Ensino Fundamental até a parte de Superior, por exemplo, os cursos de Aprendiz de MarinheirosCurso de Formação de Fuzileiros Navais dentre outros. As Forças Armadas do Brasil, são subordinadas ao Ministério da Defesa e, principalmente, a autoridade máxima do país, o Presidente da República

 

ESCOLAS DE FORMAÇÃO DO EXÉRCITO / MARINHA / AERONÁUTICA

 

EXÉRCITO BRASILEIRO

 

 

  • Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
  • Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)
  • Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO)
  • Escola de Sargentos das Armas (E S A)
  • Escola de Artlharia de Costa e Antiáerea (EsACosAAe)
  • Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME)
  • Escola de Sargentos de Logística do Exército (EsSLog) 
  • Escola de Equitação do Exército (EsEqEx)
  • Escola de Educação Física do Exército  (EsEFEx)
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
  • Escola de Saúde do Exército (EsSEx)

    -> Principais escolas, e mais conhecidas:

Academia Militar das Agulhas Negras:
"Herdeira dos ensinamentos e da tradição bicentenária da Academia Real Militar, é na AMAN que se inicia a formação do chefe militar, em um curso de cinco anos de duração, tendo o seu primeiro ano na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), na cidade de Campinas-SP. Ao seu final, o concludente é declarado Aspirante a Oficial e recebe o grau de Bacharel em Ciências Militares, após ter cumprido uma grade curricular que inclui disciplinas ligadas às ciências humanas, exatas, sociais e militares inerentes às diversas especialidades que integram a Linha de Ensino Militar Bélica do Exército (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações e Material Bélico).
      A AMAN dedica especial atenção à formação ética e moral dos Cadetes, no intuito de entregar ao Exército oficiais que se destaquem pela integridade, honradez, honestidade, lealdade, senso de justiça, disciplina, patriotismo e camaradagem. A AMAN fundamenta a formação dos futuros oficiais no integral desenvolvimento da pessoa, atuando nos domínios afetivos, psicomotores e cognitivos. Merece atenção especial dos Cadetes a aquisição de competências profissionais e o desenvolvimento de sólidos atributos de liderança.
      Hoje, o ensino na Academia Militar é baseado em conceitos metodológicos modernos, buscando o desenvolvimento de competências indispensáveis para os “Líderes da Era do Conhecimento”. As metodologias atividades de aprendizagem e a mobilização e integração de saberes para a resolução de problemas são as realidades pedagógicas da AMAN.
      Com conhecimentos, habilidades e atitudes forjados por valores cívicos e morais e pelas raízes históricas e tradições do Exército Brasileiro, é na AMAN que o futuro oficial desenvolve suas virtudes militares, tornando-se um profissional identificado com os mais nobres sentimentos de “servir” à Nação Brasileira, comprometido com o Exército e capaz de participar da defesa da Pátria."


Não descansaremos enquanto todos os países irmãos não respirarem democracia  e liberdade', diz Bolsonaro - Jornal O Globo
Academia Militar das Agulhas Negras mantém atividades, mas muda rotina por  causa do novo coronavírus | Sul do Rio e Costa Verde | G1

 

Escola de Formação Complementar do Exército:
"Criada em 05 de abril de 1988, a Escola de Administração do Exército está sediada na cidade de Salvador-BA. A Escola iniciou suas atividades em 1989, ministrando cursos de formação e especialização para oficiais e graduados de carreira do Exército. Com a criação do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), por intermédio da Lei nº 7.831, de 02 de outubro de 1989, atendendo às mudanças exigidas pelo processo de modernização porque passava o Exército Brasileiro, coube, então, à EsAEx a missão de formar os oficiais desse novo Quadro.

Um significativo momento para a Escola e, consequentemente, para o Exército, foi a inclusão do sexo feminino em 1992, ao formar a primeira turma composta por ambos os sexos, denominada Turma Maria Quitéria. Desde então, a Escola forma anualmente homens e mulheres com formação em distintas áreas do conhecimento, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, que, aprovados em concurso de âmbito nacional, passam pelo Curso de Formação de Oficiais - o CFO/QC, para desempenhar e assumir as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com suas especialidades. Nestes mais de 30 anos de existência, a escola já formou mais de 2000 oficiais do QCO, em 31 diferentes especialidades.

Ao implantar o QCO (Quadro Complementar de Oficiais), o Exército possibilitou um avanço significativo para o cumprimento de sua missão, otimizando suas atividades administrativas com a inclusão de pessoal especializado que alia aos seus conhecimentos acadêmicos, a disciplina, o patriotismo e os valores característicos da carreira militar que são desenvolvidos na Escola de Administração do Exército. Atualmente, os oficiais do Quadro Complementar estão contribuindo com o seu conhecimento técnico nos mais variados setores administrativos do Exército, seja no assessoramento direto ao escalão superior, seja no trabalho específico nas OM. A carreira do QCO se inicia no posto de 1º Tenente e possibilita a progressão até o posto de Coronel."

ESFCEX – PROVA 15 SET 19 – Curso Cidade

Escola de Sargentos das Armas - Escola MAX WOLF FILHO:

"A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações."

ESA tem a mesma função que a AMAN, apenas com formações diferentes, formando o líder de pequenas frações, o sargento. Com duração de 2 anos, em Três Corações, Minas Gerais. Esta escola oferece o curso superior de tecnólogo.

 

MARINHA DO BRASIL

 

"Colégio Naval (CN) - Responsável por preparar jovens para ingresso na Escola Naval (EN), por meio do "Curso de Preparação de Aspirantes", destinado ao preparo intelectual, físico, moral, psicológico e militar-naval do aluno, ministrando o ensino básico em nível médio e ensino militar-naval, além da prática esportiva.

O processo de ensino-aprendizagem visa desenvolver os atribuitos morais e cívicos, aptidão física, e também despertar e aumentar a motivação pela carreira naval. Os alunos oriundos do Colégio podem ser admitidos na futura carreira de Oficial da Marinha."
Colégio Naval da Marinha está com inscrições abertas para processo seletivo  até 16 de abril - País - Diário do Nordeste

"Escola Naval (EN) - Responsável pela formação dos Oficiais dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes da Marinha. O curso, com duração de cinco anos, ministrado sob o regime de internato nos quatro primeiros ano e na Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola no quinto ano, proporciona aos Oficiais uma graduação em Ciências Navais, preparando-os para o exercício de funções a bordo e em terra, ao longo de suas carreiras. A Escola Naval é a mais antiga Instituição de ensino superior do país."

Marinha - Concurso público para Aspirante da Escola Naval 2015 - Aprova  Concursos

"Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) - Localizadas nos Estados do Ceará, Espírito Santo, Pernambuco e Santa Catarina, as Escolas de Aprendizes-Marinheiros são responsáveis pela condução do Curso de Formação de Marinheiros para Ativa (C-FMN), em regime de internato e com duração de um ano letivo, no qual são ministradas disciplinas do Ensino Básico, Ensino Militar-Naval e Ensino Profissional. O Ensino Profissional é constituído de disciplinas que buscam inicializar a habilitação profissional técnica, nas áreas de Eletroeletrônica, Mecânica e Apoio, escolhidas pelos alunos no momento da inscrição para ingresso. O ingresso é realizado por meio de concurso público, sendo exigido o Ensino de Nível Médio. Nessas Escolas, busca-se a promoção da construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, a fim de contribuir para o alcance das competências técnicas e comportamentais para os Marinheiros. Essas competências correspondem à formação militar e à qualificação profissional inicial, indispensáveis para execução das atividades a bordodos meios operativos e em organizações militares em terra."

Turma Foxtrot 1964

EFOMM - Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante


 

FORÇA AÉREA BRASILEIRA

 

 

Escola Preparatória de Cadetes do Ar:

"O CPCAR compreende 3 anos, para os que ingressarem no 1º ano, e 1 ano para os que ingressarem no 3º ano, equivalentes ao Ensino Médio do Sistema Nacional de Educação, e abrange instruções nos campos geral e militar, ministradas sob o regime de internato.

Os alunos que concluírem, com aproveitamento, o CPCAR, terão direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Aqueles que desejarem ingressar na AFA, para realizar o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), poderão fazê-lo desde que sua classificação esteja dentro do número de vagas destinadas aos alunos concludentes do 3º ano do CPCAR e as condições de saúde, física e psicológicas atendam aos requisitos exigidos para ingresso no 1º ano do CFOAV. As vagas para o CFOAV destinadas aos alunos egressos do CPCAR serão estabelecidas pela Portaria do Comandante da Aeronáutica, não sendo assegurada a matrícula de todos os concludentes."

Escola da Aeronáutica que teve surto de Covid-19 em maio registra mais nove  casos da doença em Barbacena | Zona da Mata | G1

 

 

Academia da Força Aérea:

  • CFOAV - Curso de Formação de Oficiais Aviadores
  • CFOINT - Curso de Formação de Oficiais Intendentes
  • CFOINF - Curso de Formação de Oficiais de Infantaria

"A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga (SP), é um estabelecimento de ensino superior, que integra o Sistema de Formação e Aperfeiçoamento do Comando da Aeronáutica. Sua finalidade é formar Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Força Aérea Brasileira, incentivando e aprimorando em cada Cadete os atributos intelectuais, morais e físicos, essenciais ao Oficial da Aeronáutica.

Os cursos de formação da AFA são equivalentes a cursos de graduação plena, os quais, embora não tenham similares no sistema civil, assemelham-se às áreas de Engenharia e de Administração. O aproveitamento do currículo nos cursos superiores civis é regulado pelo Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação.

Os ensinamentos morais, científicos, militares e técnico-especializados são ministrados por professores civis federais, instrutores militares e monitores, seguindo uma seqüência de instrução, dentro de modernos moldes pedagógicos, coordenados pela Divisão de Ensino da Academia.

A Educação Física e a Instrução Militar são disciplinas ministradas paralelamente, dentro de rígidos padrões e em instalações modernas. Aqui sobressaem a instrução de pára-quedismo e a de sobrevivência no mar e na selva."

Cadetes da AFA concluem ciclo escolar, marcham embaixo de chuva e recebem  suas espadas de Oficiais — Português (Brasil)

 

Escola de Especialistas da Aeronáutica:

 

  • CFS - Curso de Formação de Sargentos
  • EAGS - Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento

"O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos, tendo como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado. Escolaridade: Ensino Médio."

"O EAGS, com duração aproximada de 1 (um) ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado, em regime de internato. Vagas destinadas para candidatos nas especialidadesde de Administração (SAD), Eletricidade (SEL), Obras (SOB), Topografia (STP), Pavimentação (SPV), Eletrônica (BET), Informática (SIN), Enfermagem (SEF), Radiologia (SRD) e Laboratório (SLB)."

Concursos EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica

 

">

 

Obs.: Quer saber mais sobre outros cursos? Basta acessar os links das fontes e saber mais sobre cada escola.

Fontes:

http://www.decex.eb.mil.br/escolas-militares

https://www.marinha.mil.br/ensino/

https://www.concursosmilitares.com.br/como-ingressar-na-aeronautica/

 


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.