Jornada

JOGO VS REALIDADE: COMANDOS

Diferença do Comandos (Realidade x Jogo)

Por JowBoyaa, Equipe do Diário - Postado em 16/10/2021

Olá, pessoal. Como estão? Espero que estejam bem! Nessa última semana, tivemos o encerramento da (12°) turma do Comandos do Exército Brasileiro. A turma teve seu início com 21 Caveiras-Aprendiz, e teve seu encerramento com apenas 11 Caveiras. Durante essas ultimas 3 semanas eles tiverem que realizar diversas atividades, essas que visa melhorar o praça em todos os aspectos, bem como: comunicação, trabalho em equipe e capacidade de liderança. Ao final, os mesmo são avaliados e aqueles que mostraram mais evolução, é os que conseguem a aprovação no Curso de Elite!

CONFIRA A DIFERENÇAS


COMANDOS (JOGO)

 Grupo destinado aos Praças e Oficiais que compõe a Elite pertencente ao Exército Brasileiro do Marechal Anonimo.


MEMBROS DA ELITE (JOGO)
Os Praças de Elite são militares especializados e extremamente treinados para realização de atividades secretas e funções internas e externas. Inteligência e boa qualidade estão juntos com o grupo.


Curso Comandos (Habbo)

Os requisitos para ingressar no Grupo de Elite do Exército Brasileiro do Marechal Anonimo são:

  • Patente minima de 3° Sargento
  • Ser presente no dia a dia do Quartel General
  • Ser ativo nos Grupos Externos (Monitores, Supervisores e Helper)
  • Ter boa postura
  • Ter um bom comportamento

Casos você tenha esses requisitos, provavelmente será um dos nomes em uma futura convocação.


CRIAÇÃO COMANDOS (REALIDADE)

O Curso de Comandos surgiu da criação do Estágio de Comandos dentro do currículo do Curso de Forças Especiais. Na época, isso visava facilitar a participação de não paraquedistas. Foi feito a partir do currículo do “Ranger Curse” – Departamento de Rangers em Fort Bening, Geórgia. Só depois de alguns anos é que foi destacado como um curso independente.


Curso de Ações de Comandos (CAC)

COMO INGRESSAR?

 

Para ser um Comando, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser voluntário;
  • Ser do sexo masculino;
  • Estar, no mínimo, há um ano na Organização Militar (OM);
  • Se for Oficial, as patentes mínimas são: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente ou Capitão de Carreira das Armas, Quadro de Material Bélico, Serviço de Intendência e Serviço de Saúde;
  • Se for Praça, as patentes mínimas são: Terceiro-Sargento, Segundo ou Primeiro-Sargentos de Carreira, das Qualificações Militares de Subtenentes e Sargentos, Combatente e Logística;
  • Participar de um teste de aptidão física, que inclui corrida, marcha, exercícios aeróbicos, natação e apneia.

 


O CURSO

O treinamento ao qual os candidatos são submetidos dura 12 semanas, e seu índice de aprovação é de cerca de 20%. No início do CAC, cada um dos integrantes recebe um gorro preto, que mantém se chegar ao final do processo. Entre as disciplinas ministradas no CAC, estão: organização e emprego dos comandos; armamentos; explosivos; tecnologias de comunicação; lutas e especialização em ambientes de diversas configurações geográficas; pilotagem e manobras de aeroterrestres e aeromóveis (quando em parceria com as Forças Aéreas Brasileiras, a FAB); e lançamento de carga de aeronaves.

Outra habilidade que os candidatos aos Comandos adquirem é a de lidar com emergências médicas, distúrbios causados por fatores ambientais e lesões em vários graus de seriedade, assim como aplicar medidas de primeiros-socorros.

Em razão das dificuldades enfrentadas em suas missões, são treinados para lidar com capturas, resgates e sabotagens em todo tipo de terreno e situação. Para isso, precisam aprender a como utilizar instrumentos de orientação (mapas topográficos e GPS); adquirir conhecimentos geográficos em relação aos diferentes climas e relevos; e técnicas de mergulho.

Pelo fato de seus integrantes terem formações diversas, o CAC possui uma fase de nivelamento. Além do preparo técnico e físico, essa é uma etapa que foca primordialmente na aptidão psicológica. Por fim, há sempre um acompanhamento médico em todos os pontos do processo, incluindo coletas de sangue semanais e, se necessárias, diárias.


Pois, bem pessoal. Chagamos ao fim de mais um quadro aqui na coluna Jornada. Semana que vem estaremos de volta com mais novidades para vocês.  Até mais!

 


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.