Reflexões

COLUNA REFLEXÕES - INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Vamos falar um pouco de Intolerância Religiosa?

Por sr.carolvitoria, Equipe do Diário - Postado em 17/10/2018

Olá leitores do Diário Brasileiro, como de costume hoje dia 05 de Outubro estamos aqui com mais uma edição da Coluna Reflexões. Hoje iremos falar de um assunto que vem sendo discutido a muito tempo, intolerância religiosa. Vamos ficar de olho no que se trata esse preconceito.

 

Conceito: Intolerância religiosa é a discriminação contra as pessoas e grupos que têm diferentes crenças ou religiões, e é marcada principalmente pelas atitudes agressivas e ofensivas.

 

Intolerância Religiosa

 

A intolerância religiosa é um assunto importante pois fere um dos principais direitos universais do homem: o direito às liberdades fundamentais de todos, sem distinção de raça, sexo, idioma, religião ou pertencimento. Ela é caracterizada, portanto, pela cerceamento das liberdades individuais e coletivas, pela discriminação, exclusão, ofensa, coerção e demais tipos de violência simbólica e física contra seguidores de uma crença ou religião.

 

A intolerância religiosa e a discriminação produzem a negação de direitos e a exclusão social. Atualmente a questão dos refugiados e sua não aceitação muito se relaciona com a intolerância diante de religiões e culturas específicas. Muitos interesses econômicos e militares se confundem com intolerância religiosa e justificam a dominação de comunidades, países e regiões por outros.

 

No Brasil, apesar de o Estado ser laico e de todos terem direitos iguais para proclamar e manifestar suas crenças, muitos são os casos de intolerância religiosa. As religiões de matrizes afro, como candombé e umbanda, costumam ser os principais alvos de intolerância e discriminação. É por isso que foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial, Lei de nº 12.288/2010, e a intolerância religiosa é considerada crime de ódio.

 

Por fim, a intolerância religiosa pode acontecer acompanhada de outros tipos de discriminação como raça, pertencimento, língua, gênero e outras características identitárias. Além disso, pode gerar perseguições em massa, como a perseguição aos judeus. Por isso, é extremamente importante discutir este tema e ter em mente que o respeito é uma das maiores garantias das liberdades individuais.

 

 

Então é isso galera, deixa seu comentário falando sobre o que achou da noticia. Deixa também noticia sobre o que você tem curiosidade em ficar sabendo que nós da coluna Reflexões pesquisamos.


Leia também:


Compartilhe esta notícia!


É necessário fazer o login para comentar esta notícia. Faça login ou cadastre-se.